Notícias

Leia nossas notícias e fique por dentro!

MEC anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

O Ministério da Educação lança nesta quinta-feira, 4, a primeira portaria de avaliação de impacto do Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em escala nacional. Marcado para as 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília, o evento contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Educação, Rossieli Soares. Na ocasião, também será anunciada a publicação da portaria do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para apoiar a implementação do Novo Ensino Médio. Juntas, as duas portarias somam investimentos da ordem de R$ 600 milhões.

Saiba Mais

Resultados finais das escolas no Saeb 2017 já estão disponíveis no Portal do Inep

Os resultados finais das escolas que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 já estão disponíveis no Portal do Inep. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Boletim das Escolas de todas as instituições de ensino que atenderam aos critérios para divulgação dos resultados, como previsto na Portaria nº 447/2017: ter tido pelo menos dez alunos presentes na aplicação dos instrumentos e ter alcançado a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos alunos matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo Escolar 2017.

Saiba Mais

MEC quer saber quais obras do Proinfância não funcionam

A Secretaria de Educação Básica (SEB) está fazendo um levantamento junto aos municípios que tiveram alguma obra do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o Proinfância. Serão identificadas as unidades que estão cadastradas com 90% ou mais da obra concluída. O objetivo é avaliar os resultados do programa, o funcionamento das unidades e fornecer subsídios para planejamentos e execuções de ações de suporte.

Saiba Mais

Inep divulga dados sobre nível socioeconômico das escolas

O Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) 2015 está disponível para consulta no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O Indicador permite contextualizar o desempenho das escolas nas avaliações e exames realizados pelo Instituto. As bases para a construção do Inse foram os microdados dos questionários contextuais dos participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015.

Saiba Mais

Audiências públicas definem especificações técnicas de produtos e serviços de apoio à educação básica

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove sete audiências públicas, na próxima semana, para levantar subsídios com vistas a definir especificações técnicas de uma série de produtos, serviços e equipamentos de apoio à educação básica. Todos os encontros vão ocorrer no auditório do Edifício Sede do FNDE, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 2, Bloco F).

Saiba Mais